Redatores - Como Redigir Seus Textos Para a WEBK

Por Bernardo Klock
Atualizado em 30/01/2021
6 min de leitura

Olá redatores!

Que bom que você chegou até aqui.

Então gora é hora de ler nossas diretrizes para redação de artigos, sejam artigos para o nosso site, quanto para sites de terceiros.

Esta é sua Meta

Antes de começar qualquer redação, leve em conta que todo texto tem uma META a ser batida, e na maioria das vezes esta meta é alcançar a 1ª posição no Google para a palavra-chave "xxx".

Para alcançar esta meta, um dos pontos principais do seu texto é que ele consiga tanto ser atrativo para a ferramenta de busca, quanto para o leitor.

Primeiro Lugar Buscas Google
Primeiro Lugar Buscas Google

Aliás, uma questão importantíssima é a chamada "intenção de busca".

Um exemplo sobre "intenção de busca":

  • A pessoa pesquisa no Google a palavra-chave "panela tramontina". Ela quer encontrar um;
  • A pessoa pesquisa no Google a palavra-chave "melhor panela tramontina". Ela quer saber qual a melhor, então o Google apresenta uma série de artigos completos com textos sobre o assunto, e não apenas uma página de uma loja online;

Concentre-se, pense positivo, e seja inteligente para fazer as escolhas certas, as escolhas com mais chances de rankeamento, pois sua meta é chegar no topo!

Então, comece todo o trabalho sempre planejando o texto e seguindo estes passos básicos:

Palavras-chave (Keyword)

O texto sempre terá foco em uma palavra-chave principal, então deve-se utilizar tanto o termo exato quanto suas variantes e sinônimos.

Você deverá desenvolver o texto em torno desta palavra-chave escolhida no primeiro passo.

Exemplo:

Palavra-chave principal: panela de ferro
Sinônimos e variações: panela esmaltada de ferro, panela de ferro esmaltada, panela de ferro fundido, panela em ferro, etc.

Sempre, antes de iniciar a redação, pesquise no Google em aba anônima do navegador a palavra-chave exata especificada pelo time WEBK ou escolhida por você (caso tenhamos lhe pedido).

Então acesse a página das 3 primeiras POSIÇÕES ORGÂNICAS do resultado e baseie a estrutura do novo texto e subtítulos no que o Google já coloca em primeiro(s) lugar(es).

Exemplo:

  • Se a página que está em 1º lugar no Google for uma lista com 10 ferramentas, faça sua redação em estilo lista mas com 15 ferramentas ou mais (pouco mais que no texto em 1º lugar), e mais palavras que o artigo original. Conte as palavras da forma que desejar, ou use um site como Words Counter para fazer a contagem.
  • Se a página em primeiro lugar for uma receita, nem perca tempo fazendo um texto de 1500 palavras, pois o Google entende que quem pesquisa por esta palavra chave quer uma receita.

Dúvidas com palavras chave ou pré redação, entre em contato conosco.

Escolha da imagem

  • Escolha imagens em sites bancos de imagem como unsplash.com, freepik.com, pixabay.com, pxhere.com, entre outros;
  • Quando não encontrar o banco de imagens, pesquise o termo em inglês no Google e na aba Imagens, selecione a opção de tamanho grande. Encontre alguma imagem de site que não tenha relação alguma com nosso nicho;
  • Caso a foto contenha pessoas, melhor se estiverem sorrindo ou trazendo a impressão de algo bom, prazeroso;
Busca panelas Pixabay
Busca por "panelas" no banco de imagens Pixabay

Formatação da imagem

Existem duas imagens básicas nos meus sites ou dos meus clientes, a imagem destacada, que a principal imagem do artigo, e as imagens do corpo da postagem.

Ambas você vai formatar da mesma forma, seguindo as dimensões que constam no cartão do site lá no quadro do Trello que disponibilizamos para você.

Caso não tenha o Photoshop no seu computador, use um serviço grátis como o photopea.com para formatar no tamanho correto e siga estas instruções:

  • Salve a imagem com o tamanho especificado no cartão Trello, com formato JPG e qualidade 70%;
  • Após salvo no seu pc, modifique o nome do arquivo para o mesmo nome da postagem. Ex:" como-esfregar-panelas-para-limpeza-total.jpg";
  • Agora clique com o botão direito e então clique em "Propriedades";
  • Em "Propriedades", vá em "Detalhes" e preencha Título, Assunto e Comentários (pode ser Ctrl+C Ctrl+V) como aqui: http://prntscr.com/xtejnu;
  • Salve, e já pode fazer o upload no painel do site.
Otimização de arquivo de imagens para SEO
Otimização de arquivo de imagens para SEO

Upload da imagem

Com a imagem pronta, agora é só fazer o upload no site.

Após upload no site, falta fazer mais uma coisinha rápida: colocar na foto as tags Alt e Title no menu lateral à direita, bem como colocar opção de largura 100% neste mesmo painel da imagem.

Links internos e externos

A escolha dos links internos e externos é FATOR IMPORTANTÍSSIMO para o SEO tanto da postagem quanto do site em geral.

Tipos de Links

Links Internos são os links que apontam para outras páginas dentro do site, para as páginas principais, para as money pages, para as páginas que queremos rankear. Tem poder IMENSO para o entendimento do Google sobre o conteúdo do site.

Links Externos são os links que apontamos para outros sites. Da mesma forma que links internos, eles desempenham papel importante no entendimento pelas ferramentas de pesquisa.

Ferramenta grátis para checagem de backlinks ahrefs
Ferramenta grátis para checagem de backlinks da ahrefs

Diretrizes para links

  • Usar links internos para as páginas e âncoras que forem especificadas para você;
  • Jamais coloque um link externo para sites que possam concorrer com os nossos, mesmos nichos, ou que estejam concorrendo por qualquer motivo;
  • JAMAIS coloque o texto do link (âncora) externo em qualquer palavra que possa ser usada por nós;
  • JAMAIS insira qualquer link para sites terceiros sem nossa autorização.

Ex do que não fazer: no site aspanelas.com.br colocar um link na palavra "panela de ferro" direcionando para outro site. JAMAIS.

  • Links externos somente para sites de boa autoridade e que agreguem valor ao tema do artigo. Usar essa ferramenta (https://ahrefs.com/pt/backlink-checker) e ver o DR do site e só linkar para sites com DR acima de 60.

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