O SEO Local é uma ferramenta de marketing digital poderosa para empresas que desejam aumentar seu tráfego orgânico qualificado. Entenda mais neste artigo completo e com dados super interessantes sobre a otimização local para ferramentas de busca como Google e Bing.
SEO local é um conjunto de técnicas de otimização para ferramentas de buscas, como Google e Bing, que visa melhorar o posicionamento de um site ou de um estabelecimento comercial nas páginas de resultados locais destas ferramentas.
O termo “SEO Local” vem de “Local Search Engine Optimization”, que quer dizer “otimização de ferramenta de pesquisa local”.
O que diferencia uma página de resultado “normal” para uma página de resultado de busca local?
Dependendo do termo que você use para pesquisar no Google, uma página com layout diferente pode ser apresentada. O Google desenvolveu diversos tipos de blocos que compõem as SERPs (páginas de resultados de busca) e alterna os tipos apresentados de acordo com o interesse por trás da busca realizada.
Exemplo 1: Uma pesquisa por “ideias de decoração para casa” apresenta resultados focados em produtos e fotos, os blocos de fotos, pois o Google entende que a pessoa que procura por esse termo quer ver exemplos para se inspirar.
Exemplo 2: Uma pesquisa por “empresas de decoração” apresenta primeiramente o bloco de mapas, que é o bloco de resultado local, listando empresas situadas nas proximidades da região onde quem pesquisou está.
Então a diferença entre as páginas é clara e representa a intenção de busca do usuário, pois no exemplo 1 a intenção é de pesquisa de fotos, pesquisa de ideias, já no exemplo 2 a intenção é de escolher uma empresa que preste o serviço procurado.
Resultado local é um tipo de página de resultado de busca em que a ferramenta disponibiliza uma lista de resultados localizados nas proximidades de onde o usuário se encontra, ou seja, da sua cidade, do seu bairro, da sua rua, da sua proximidade.
As ferramentas de pesquisa, depois de bilhões e bilhões de buscas relacionadas a todos os temas possíveis, aprenderam que, em alguns tipos de buscas, o usuário prefere receber resultados de empresas ou negócios próximos de onde ele se encontra.
Assim, não só apresentam uma listagem padrão de resultados orgânicos de empresas locais, como também disponibilizam em sua SERP (Search Engine Results Page), ou página de resultados de busca, blocos que facilitam visualmente a interação com seu usuário, como por exemplo, o bloco de mapas.
Pesquise no Google os seguintes termos em 3 abas anônimas diferentes no seu navegador
Veja que na pesquisa 1 o resultado apresentado pelo Google não é local, pois o termo é amplo e não indica a intenção de compra. A intenção aqui é informacional, ou seja, o usuário quer saber o que é internet fibra.
No segundo termo já pode haver uma intenção de compra, de contratação, pois provavelmente o usuário já sabe o que é SEO e está procurando opções de empresas para contratar um serviço.
No exemplo 3 o resultado é claramente local, pois o termo contém o serviço desejado pelo usuário e ainda a cidade em que ele está. Sabendo disso, o Google apresenta um mapa em evidência na SERP, na página de resultados.
O bloco de mapas é uma ferramenta desenvolvida pelas ferramentas de busca para que o resultado seja mostrado de forma mais intuitiva ao usuário utilizando-se um mapa. Neste mapa são destacados estabelecimentos comerciais relevantes à palavra-chave utilizada na busca pelo usuário.
Para que o negócio apareça no mapa é necessário que ele esteja cadastrado na plataforma de negócios da ferramenta de busca. No caso do Google a plataforma se chama Google Business Profile (sigla GBP), ou Perfil da Empresa no Google. No Bing a ferramenta se chama Bing Places for Business (sigla BPB), ou Lugares Bing para Negócios.
Quando você registra sua empresa em uma destas plataformas, ela poderá começar a aparecer nos resultados locais assim que for aprovada.
A grande maioria dos resultados locais traz o bloco de mapas, pois esta é uma ferramenta extremamente adequada para apresentar os resultados pertinentes à busca local.
Nada melhor que isso para apresentar empresas e negócios na proximidade do usuário. É uma ferramenta muito visual e prática ao mesmo tempo, pois os resultados são apresentados com detalhes importantes aos olhos do usuário, como as estrelas que indicam a nota média das avaliações feitas por outros usuários àquele estabelecimento, para citar um deles.
Se você fizer um trabalho bem feito otimizando o perfil Google e Bing, o site institucional da sua empresa e ainda fizer otimizações fora do site, também, uma mágica começará a acontecer com o seu negócio. As ligações para sua empresa começarão a aumentar, bem como acessos ao site e pedidos de rota.
Dependendo do tipo de negócio, ligações, acessos ao site e pedidos de rota tem peso maior ou menor para a empresa.
Por exemplo:
Então, aparecer em 1º no Google Maps, com toda a certeza, pode aumentar suas vendas, seja qual for o seu nicho ou seu segmento empresarial.
Depende de diversos fatores, como nicho do negócio, nível dos concorrentes, situação do site, preenchimento correto de informações no perfil da empresa, entre outros.
Quando falamos em “aparecer em 1º lugar” no mapa, você precisa entender que estamos falando de 1 palavra-chave apenas. Seus clientes utilizam dezenas e até centenas de palavras-chave para procurar produtos e serviços relacionados à sua empresa.
Cada palavra buscada é uma situação diferente e precisa de uma otimização específica, analisando-se diversos fatores como os citados no primeiro parágrafo desta sessão.
O Google Perfil Empresas, antigo Google Meu Negócio, é a ferramenta de SEO Local mais importante de todas.
É através dela que você faz o cadastro no índice local do Google e coloca informações importantes sobre sua empresa. Essas informações farão com que o Google identifique sua empresa como sendo de uma categoria de serviços ou outra.
Então, um preenchimento do Perfil Empresas Google com informações reais e corretas é o ideal para começar a ter alguma chance de rankeamento.
O que quero dizer com informações corretas?
São as informações do que sua empresa realmente faz, o que ela realmente tem para oferecer aos seus clientes, onde ela está localizada, que produtos e serviços ela fornece aos clientes, etc.
Todas estas informações têm que ter relação com a categoria de cadastro e preferencialmente estarem conectadas com as informações publicadas no seu site.
Não invente produtos, não invente serviços, não invente informações irreais, pois tudo o que você cadastra no seu perfil Google terá de ser validado em seu site.
A importância das palavras-chave para o SEO Local é a mesma que se dá para o SEO tradicional.
Quando você relaciona um material, seja ele um texto, um cadastro ou uma citação online da sua empresa com sua localização geográfica, uma série de sinais são enviados ao Google.
Assim, a importância de gerar conteúdo com foco local é de extrema importância para o melhor posicionamento da sua empresa nos resultados de pesquisa. Seja conteúdo externo ou interno em seu site.
Aliás, falando em conteúdo interno, tanto o texto das páginas do seu site quanto os artigos publicados em seu blog podem transmitir sinais poderosos ao Google e às outras ferramentas de pesquisa.
Sobre o conteúdo interno, ele deve ter duas funções importantes, a de atrair potenciais prospects que poderão virar leads e a função de servirem como base para os links internos do site.
Os links internos são aqueles hiperlinks em que ligamos certas palavras-chave escolhidas a dedo às páginas mais importantes do site. As principais páginas a serem linkadas pelos links internos são as páginas de serviço e produto e a homepage.
Num segundo momento pode-se iniciar uma linkagem interna entre artigos do blog, mas esse é um assunto para outro artigo inteiro sobre como fazer links internos para SEO Local.
Grande parte das pesquisas que disparam as páginas de resultado com blocos locais como o bloco de mapas é feita em dispositivos móveis.
Alguns clientes da WEBK SEO tem cerca de 70% do seu tráfego orgânico vindos de aparelhos celulares.
Então, a importância de se ter um site mobile-friendly, ou adaptável para telas de dispositivos móveis é enorme.
Claro, esses números podem variar bastante dependendo do nicho da empresa.
Um nicho que costuma ter cerca de 70% dos acessos orgânicos vindos de dispositivos móveis é o de telecom.
Então, imagine que uma pessoa está pesquisando por planos de internet em seu smartphone. O Google, sabendo que o site da sua empresa está preparado para receber a visita de alguém que está utilizando um celular na pesquisa, encaminha o usuário para seu site pois ele é rápido e entrega todas as informações que o usuário está procurando neste momento da contratação de um plano de internet.
Resumindo. Para que o Google identifique que sua empresa é a melhor opção para quem procura seus serviços ou produtos, diversos fatores devem ser identificados, um deles é que seu site deve ser amigável aos dispositivos móveis em geral.
No SEO Local chamamos de NAP o conjunto de informações composta por Nome Endereço e Telefone (Name, Address and Phone).
O NAP da WEBK, já no novo endereço é:
Av. Rolf Wiest, 277 - Sala 515 - Bom Retiro
Joinville - SC
89223-005
(47) 99773-8822
A consistência de informações é de extrema importância para que o sinal de localização da sua empresa seja entregue ao Google de forma correta e que ele não tenha dúvidas sobre qual local ou qual empresa está sendo citada.
Minha dica aqui é que todo cadastro seja feito com o nome fantasia da empresa, por exemplo no nosso caso que é WEBK SEO.
Neste exato momento estamos passando por uma mudança de endereço, indo para um novo escritório. O que teremos que fazer? Alterar o máximo possível (todos os sites que encontrarmos) os registros NAP da WEBK.
É trabalhoso? Sim, e muito, mas é necessário fazer.
Então a consistência de informações é primordial para o entendimento da ferramenta de busca, para que ela entenda que a citação encontrada por ela em tal site seja mesmo uma referência à sua empresa.
Quando falamos de geolocalização entenda que falamos de coordenadas, de latitude e longitude.
O que é latitude e longitude?
“A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.”
Exemplo de código de latitude e longitude: -26.2448097,-48.8501935
Então, quando falamos da localização de uma empresa, podemos falar de duas formas, do seu endereço formal e da latitude e longitude da sua localização.
Imagine uma empresa que tenha uma sede própria em um galpão e que nenhuma outra empresa esteja localizada neste mesmo endereço. Sua latitude e longitude “pertencerão” somente a ela, ao cadastro dela.
Agora imagine um prédio em que 100 empresas estejam instaladas em suas salas comerciais. Aqui a latitude e longitude não são tão importantes, pois o Google sabe da existência deste tipo de imóvel. Aqui o endereço identificado as salas individuais são mais importantes pois é este dado que irá diferenciar cada uma delas.
Resumindo, a geolocalização da empresa não é necessariamente importante em citações ou links na internet, mas sim na escolha das empresas mais próximas do usuário, pois nos tipos de busca com intenção local, o Google escolhe apresentar empresas mais próximas de quem está procurando.
Uma das informações importantes sobre sua empresa e que costumam ter influência não só no ranking mas também na conversão são as avaliações.
Aqui no Brasil as avaliações mais comumente utilizadas são as avaliações Google, porém, fora do Brasil existem outros sites/instituições que são referência quando alguém busca pela opinião sobre alguma empresa, como: Yelp, Foursquare, Trustpilot, Capterra, entre inúmeras outras.
Sobre as avaliações Google, sua empresa deve pedir com máxima frequência aos clientes uma opinião, pois assim, você ultrapassará seus concorrentes e assumirá a ponta nesta corrida.
Por que é importante ter mais avaliações?
Quem procura seu serviço ou produto costuma se basear não só no que seu perfil possui de informação, a pessoa quer opinião de clientes reais para tomar a decisão correta.
Quando um prospect se depara com várias empresas em uma lista, a que tem mais avaliações abre uma certa vantagem, pois quem está procurando por seu produto ou serviço normalmente imagina que a empresa com mais avaliações (em quantidade e qualidade) entrega mais para seus clientes e é uma empresa maior e mais sólida.
Minha dica: crie o hábito você mesmo ou dê a responsabilidade para alguém da sua equipe pedir avaliações.
Com a prática que desenvolvemos com nossos clientes, a forma mais eficaz de pedir é fazendo uma ligação telefônica, conversando um minutinho com ele sobre o serviço prestado, e só depois pede-se um favor e encaminha-se o link da avaliação para o cliente.
Então, essa ligação telefônica não serve somente para pedir reviews, mas também como um pós-venda, onde sua equipe usa a ligação para entender a satisfação atual do cliente.
Os backlinks são extremamente importantes no SEO.
Para o SEO Local não é diferente.
Quanto mais links, melhor. No SEO Local, se o link estiver inserido em um contexto local, ou seja, se o texto estiver falando sobre uma cidade, dentro de um site relacionado com a cidade, melhor ainda.
Imagine 2 links, um com contexto mais local e outro geral.
Contexto geral:
Site de notícias com um artigo falando sobre empregos e no meio deste texto a empresa de planos de internet Telecom XYZ recebe um link pois seu CEO deu uma entrevista.
Contexto local:
O site da associação comercial da sua cidade tem um blog e lá publica um texto sobre o mercado telecom, cita os tipos de planos e a disponibilidade de pacotes de internet na sua cidade, então cita sua empresa como exemplo, pois você é associado a ela.
Obviamente o contexto local, neste caso, neste nicho, nessa situação, é muito melhor que a versão do contexto geral.
Além de links inseridos em artigos de blog, citações de reportagens, participação em eventos que geram links, e os velhos diretórios de empresas, ajudam de forma geral a dar mais sinais para o Google.
Não sendo spam, sendo um cadastro real com informações reais e de qualidade, quanto mais cadastros, quanto mais menções na internet, quanto mais links e citações, melhor.
Cada link a mais que seu concorrente, melhor será.
Os diretórios de empresas ainda são importantes quando o assunto é otimização local.
Hoje em dia eles estão muito mais profissionalizados que os diretórios dos primórdios da internet, e podem até entregar valor para seus usuários.
No geral, são sites que agregam as mesmas informações sobre as mesmas empresas, e em sua maioria, são sites sem atrativo algum para os usuários. Porém, uma minoria deles entrega bons sinais ao Google e às outras ferramentas de busca.
Podemos tirar alguns exemplos da própria página de resultado do Google, onde com frequência são colocados dentro do painel chamado “Knowledge Graph”, aquele painel lateral com dados sobre a empresa pesquisada, links para o diretório do Facebook, Solutudo, entre outros.
Aprenda mais sobre SEO - O que é o Knowledge Graph do Google:
Fizemos uma lista de diretórios de empresas do Brasil para sua equipe fazer seu cadastro. Aproveite e dê ao Google os melhores sinais.
Muito tem se falado sobre a pesquisa por voz nos últimos tempos, mas a realidade é que ela tem avançado, mas não no volume imaginado há alguns anos atrás.
Veja por você mesmo. Quantas vezes você faz uma pesquisa por voz e quantas vezes você realiza a pesquisa de forma tradicional digitando no teclado?
Porém, mesmo não tendo atingido o nível especulado anteriormente, ainda há um aumento constante na adoção da pesquisa por voz, principalmente em dispositivos móveis e assistentes por voz como Alexa da Amazon, Google Assistant e Siri da Apple.
No caso da relação entre SEO local e busca por voz, a relação é muito mais alinhada com o dispositivo móvel, e ainda mais alinhada com o momento em que se usa este recurso. Normalmente a utilização se dá no trânsito quando o usuário necessita de uma forma mais prática de realizar a pesquisa. É aí que entra o recurso de busca por voz.
Alguns dados de estudos realizados há alguns anos, mostram dados interessantes e que podem ser utilizados na otimização de conteúdo com foco local. Por exemplo, nas pesquisas por voz, o número de palavras utilizadas para realizar a busca são ligeiramente maiores que as utilizadas na versão texto.
Não só isso, na busca por voz utilizam-se mais palavras que complementam a frase de pesquisa, demonstrando ainda mais que há uma relação de preguiça entre digitar um texto e falar algo. Falar é mais prático e mais fácil.
Realmente, a busca por voz trabalha a preguiça das pessoas, pois faz com que o usuário coloque numa balança o esforço que faria para digitar um texto e o esforço que faria ao pedir para o dispositivo realizar uma busca sem apertar um único botão, sem mexer um único dedo, e sem ter que se concentrar para realizar tal ação.
Realmente é um serviço mais prático e que conquistará cada vez mais adeptos.
A otimização do site para que o Google entenda a localização da sua empresa e que entenda que você deseja que ela seja apresentada nos resultados da pesquisa é de extrema importância para que isso ocorra.
Posso escrever um artigo inteiro sobre como otimizar um site para SEO Local, então aqui vou listar algumas dicas, apenas:
Caso sua empresa tenha mais de uma unidade de negócio (loja, filial, ponto comercial, etc), crie uma página separada para cada localização.
Estas são dicas básicas e que são o início de uma estratégia de SEO Local mais completa.
Sempre comece pelo básico!
Se sua empresa tem diversas unidades físicas, sejam lojas, escritórios ou qualquer tipo de unidade de negócio, é interessante que cada uma delas tenha um perfil no Google.
Independentemente do seu tipo de negócio, um cadastro bem feito, com informações completas e com boas avaliações, só tem a ganhar estando presente no Google.
Estas são algumas poucas dicas sobre otimização externa e interna para empresas com mais de uma unidade. Caso precise de ajuda com sua estratégia de SEO Local não hesite em contactar a WEBK.
O monitoramento para SEO Local, como no marketing digital em geral, é realizado por ferramentas digitais, e elas são inúmeras para listarmos aqui.
Focando em ferramentas de monitoramento para SEO Local, existem as que mostram o posicionamento, o rankeamento em áreas específicas, ou seja, áreas que você define e então a medição é feita em intervalos de tempo regulares.
Uma das melhores e mais visuais é a ferramenta com gráfico em grade, onde dentro desta grade com área pré-estabelecida por você, o sistema faz uma pesquisa no Google simulando um usuário em cada ponto de intersecção das linhas desta grade.
Como a ferramenta simula a posição do usuário? Usando pontos de coordenadas geográficas, ou seja, latitude e longitude.
Veja a imagem abaixo pois ela explica melhor o que estou falando:
O gráfico geogrid, hoje, é o mais intuitivo, pois demonstra visualmente a colocação em cada um dos pontos de medição dentro da área de interesse e nos fornece uma métrica interessante que é a colocação média dentro da área da grade (AGR - Average Grid Rank).
A melhoria contínua do rankeamento para SEO Local é feita da mesma forma que o SEO geral é feito, ou seja, sempre fazendo novos links, divulgando materiais sobre a empresa em outros sites, recebendo citações na web, e atualizando seu perfil no Google.
Se você levar em consideração os pontos colocados neste artigo e colocá-los em prática, com certeza avançará e subirá no posicionamento orgânico de ferramentas de pesquisa como Google e Bing.
Tem alguma dúvida ou precisa de ajuda com o SEO Local da sua empresa? Entre em contato conosco pois poderemos lhe ajudar bastante nessa luta diária que é a conquista das primeiras posições nas páginas de resultados de pesquisa.
O que significa SEO local?
SEO Local significa otimização local para ferramentas de busca. Usa-se o SEO Local para subir nas posições dos resultados locais de ferramentas como o Google Maps, o que pode gerar um aumento de ligações, acessos ao site, visitas e consequentemente, mais vendas.
Quais as melhores ferramentas para SEO Local?
Existem diversas ferramentas para monitoramento e gerenciamento de otimizações para tráfego orgânico local. Algumas das melhores ferramentas para SEO Local são: Google Perfil Empresas, Bing Places, Local Viking, Whitespark, BrightLocal, Semrush, entre outras.
Como fazer SEO local?
O SEO Local é feito dentro do site da empresa e fora do site. Dentro do site são feitas inúmeras otimizações. Fora do site, são feitos cadastros e criados links para que as ferramentas de busca identifiquem melhor os serviços/produtos e a localização da empresa.
Quais são os tipos de SEO?
Podemos dizer que existe o SEO Local e o SEO Nacional e o SEO Internacional, com a diferença que a variante local tem algumas peculiaridades quanto aos tipos de sinal distribuídos ao redor da web. O SEO Nacional é feito visando o mercado de um país específico, normalmente com site não traduzido e feito somente no idioma daquele país. Já o SEO Internacional é feito visando atingir o maior número possível de pessoas em qualquer parte do mundo, e para isso necessita de ferramentas específicas para alcançar seus objetivos.
O que um SEO faz em uma empresa?
Um profissional de SEO faz a otimização das propriedades web de uma empresa, seja um site, um perfil na web, cadastros em diretórios, otimização de textos, link building, entre outras atribuições.
Como aplicar SEO no meu texto?
Existem diversos fatores e técnicas para se aplicar SEO ao seu texto, as mais difundidas são a inserção de palavras-chave, utilização de títulos H1/H2/H3, desenvolver o texto levando-se em conta o contexto do assunto e suas entidades.
Quanto custa um projeto de SEO Local?
Um projeto de SEO Local tem valor médio inicial de R$1.997,00 e ajuda pequenas e micro empresas a melhorar seu rankeamento local.
Como vender mais com SEO?
Existem diversas técnicas para vender mais com SEO, uma delas é a estratégia de se escolher palavras-chave com intenção de compra, ou seja, focar seu conteúdo e páginas em assuntos que atraiam o público que está procurando comprar/contratar seu produto ou serviço naquele exato momento.
Quais os principais pontos do SEO Local?
De uma forma básica, os principais pontos do SEO Local são a acuracidade de informações sobre a localização da empresa nos principais perfis (Google, Bing, etc), a otimização interna do site da empresa, e a autoridade gerada pelos links da empresa espalhados em outros sites da internet.
Como otimizar o SEO no site?
A otimização de um site deve começar pelo básico, com SEO on-page bem feito, ou seja, dando-se atenção para meta-titles, meta-descriptions, conteúdo do texto, títulos internos, links internos, shcema markup, etc.
Como saber se meu SEO Local está bom?
Você irá notar que seu SEO Local está bom momento em que realizar pesquisas em ferramentas e sua empresa estiver em 1º, 2º e 3º lugar para palavras-chave importantes para o seu negócio.
Quanto tempo leva para o SEO Local funcionar?
Normalmente o SEO Local começa a funcionar já no curto prazo (2-3 meses), mas pode levar alguns meses, pois tudo dependerá de diversos fatores como concorrência, segmento, horas empregadas nas otimizações, etc.
Como fazer uma otimização local para o Google Maps?
A otimização local para Google Maps é feita de várias formas, uma delas é pelo próprio painel do Google Perfil Empresas, o antigo Google Meu Negócio, onde você colocará o maior número de informações corretas sobre sua empresa. Além disso, o site da sua empresa deverá espelhar o que for colocado no GBP (Google Business Profile).
Como melhorar o SEO no HTML?
Você pode melhorar o SEO no HTML do seu site primeiro implantando os elementos básicos do SEO, as meta tags, os títulos H1, H2 e H3, o schema markupt, bem como otimizando seu site para ter um carregamento super rápido.
Tem mais alguma dúvida sobre otimização para empresas locais? Deixe nos comentários e vamos discutir mais sobre o assunto!