Presença Online: Por Que Ter um Site Institucional?

A melhor maneira de uma empresa entrar e se apresentar na internet é por meio de um site institucional. Independentemente do segmento ou tipo de negócio, o velho clichê “quem não é visto não é lembrado” é bem verdadeiro.

Atualizado em 03/03/2023
10 min de leitura
Presença online para empresas
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Presença Online: Por Que Ter um Site Institucional?

Quais são os benefícios de ter um site institucional profissional e como acompanhar todas as mudanças no mundo dos negócios e ter uma excelente presença online?

A maneira de fazer negócios mudou bastante nas duas últimas décadas. A internet foi a principal causadora dessas transformações.

Por que ter um site institucional?

A presença digital significou um salto em canais como vendas e marketing. Com as empresas na internet e as pessoas mudando seus hábitos de compra, tornou-se essencial que o negócio se apresentasse online, com o objetivo de se tornar conhecido.

Assim, surgiu o site empresarial, ou institucional.

Site institucional Cliente Pires Acabamentos
Site institucional otimizado para nosso cliente Pires Acabamentos de Baurú SP

Desde então há um esforço coletivo de profissionais de diversas áreas para criar um site institucional objetivo e harmonioso, com as informações essenciais para orientar e atrair o potencial cliente.

Toda essa movimentação envolve esse esforço mútuo e também muito conhecimento e atualização constante em áreas como empreendedorismo, desenvolvimento web, marketing e outras.

Por isso é tão importante que a qualificação profissional acompanhe a dinamicidade do ambiente online. Sorte que, além da educação formal em cursos de graduação, se pode contar com as facilidades do ensino a distância e aprender muito fazendo cursos online com certificado, adicionando novas competências ao currículo.

Quer saber mais sobre a importância do site institucional e o que ele pode significar para os negócios? Acompanhe a leitura!

O que é um site institucional?

Um site institucional é um “local” online onde se concentram as informações sobre determinada empresa. Serviços, produtos, objetivos, localização, contato e pedido de orçamento são exemplos dessas informações.

Importante salientar que um site institucional não é um site de vendas online. Ele é como um “demarcador de território” de determinado negócio na internet. É também otimizado para que seja encontrado pelos mecanismos de busca.

Como é estruturado um site institucional?

O que se deve ter em mente ao criar um site constitucional é que é uma ferramenta que pode ser um diferencial aos negócios, no sentido de fazer crescer a cartela de clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, os ganhos.

Assim, o site deve ser atrativo e entregar o que o cliente busca: informações relevantes.

Arquitetura de site institucional básico
Arquitetura de um site institucional básico

Um cuidado que se deve ter é o de oferecer um layout limpo, sem muitas distrações. Deve seguir a identidade visual da empresa, principalmente as cores.

Outro ponto importante é que seja responsivo, ou seja, se adapte ao formato de telas de dispositivos móveis.

Sua estrutura é basicamente formada pelas seguintes páginas:

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  • Início (Home): é a inicial, que pode ter uma breve apresentação e amostra de produtos/serviços da empresa;
  • Sobre (ou Quem Somos): aqui devem constar as principais informações sobre a empresa e o segmento de negócio. Pode ter um breve histórico, ações sociais etc.;
  • Produtos ou serviços: aqui deve ser um display com alguns dos produtos mais importantes (ou serviços), a explicação sobre como comprar ou contratar, formas de pagamento e prazo de entrega, entre outros;
  • Contato: os canais de atendimento, formulário de contato e qualquer outro meio com essa finalidade;
  • Trabalhe conosco: assim como clientes, profissionais também usam a internet para procurar vagas de emprego. Dessa forma, a empresa pode também recrutar seus funcionários online, economizando verbas que seriam destinadas para contratação de agências de emprego, por exemplo;
  • Blog: com um blog e conteúdos escolhidos a dedo, feitos de forma profissional, muito bem otimizados para SEO e focando na intenção do usuário você poderá atrair visitantes que poderão se tornar leads e um percentual deles clientes.

Como você pode perceber, a melhor maneira de uma empresa entrar e se apresentar na internet é por meio de um site institucional. Independentemente do segmento ou tipo de negócio, o velho clichê “quem não é visto não é lembrado” é bem verdadeiro.

Lembrando quem quer aprender mais sobre desenvolvimento de sites e técnicas de otimização para mecanismos de buscas que há uma grande oferta de cursos online voltados a essas temáticas, bem como a negócios online.

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