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Como o Marketing de Relacionamento Pode Otimizar o Seu E-commerce

Atualizado em 31/07/2020
Por Esther Freire
9 min de leitura

Atualmente os clientes estão ficando mais exigentes com as empresas onde eles realizam suas compras.

Ficou fácil consultar pela internet a reputação de uma empresa e perguntar em redes sociais quem já teve experiência de compra para que a pessoa não sofra as mesmas consequências.

Afinal, quando temos uma experiência ruim com uma empresa, simplesmente abandonamos a marca, não é mesmo?

Então para que nada disso aconteça com o sua loja e-commerce, o primeiro passo é investir em estratégias que façam com que os clientes se sintam especiais e valorizados.

Vamos lá?

Entenda o que é Marketing Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é considerado como o tipo de marketing essencial para as vendas de um e-commerce.

Isso porque esse tipo de marketing trabalha exclusivamente para que os clientes tenham o melhor relacionamento possível com a empresa.

Com isso, foram estudadas diversas ações para conquistar e fidelizar o cliente, melhorando cada vez mais a experiência de compra dele.

Essas ações fazem até mesmo com que eles se tornem divulgadores da sua empresa no famoso “boca a boca”, em que ocorre a indicação dos seus produtos e serviços para amigos e familiares.

Aprenda como usar o Marketing de Relacionamento

É sempre bom fazer um estudo sobre as estratégias do Marketing de Relacionamento e ver quais podem fazer realmente diferença no seu e-commerce.

Isso porque os mesmos podem ser tanto multinacionais como microfranquias, por exemplo, e o investimento tem melhores resultados quando é bem-planejado.

Veja agora algumas ações que podem ser o que seu negócio estava sentindo falta.

Programa de fidelidade

O que melhor para criar um bom relacionamento com seus clientes do que oferecer programa de fidelidade no seu site e-commerce, não é mesmo?

Com isso os clientes se sentem mais importantes, bem tratados e procuram sempre voltar a fazer negócio com você.

Portanto, elabore algumas promoções para quem atingir um certo valor de compra, amostras grátis, brindes ao comprar uma quantidade de algum produto, entre outras ideias.

Você pode disponibilizar os pontos do programa tanto no painel da conta do cliente como enviando mensagens via email marketing. Essas mensagens de email, inclusive, devem conter produtos direcionados ao gosto do cliente, direcionados aos produtos contidos nas últimas páginas que o cliente tenha visitado, por exemplo.

Redes sociais

Pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, por exemplo, é possível manter uma relação mais próxima e diária com os clientes do seu e-commerce.

Dessa forma, invista em postagem de conteúdos relevantes que façam sentido para sua área de comércio, pois assim as pessoas vão interagir de forma natural e constante.

Exemplo: se a pessoa tem interesse em como abrir um negócio com pouco dinheiro, busque divulgar, conteúdos sobre empreendedorismo e dicas financeiras.

Além disso, é uma forma de contato prática que os clientes podem ter com você, já que é possível comentar, enviar mensagens que podem ser elogios, sugestões, dúvidas, entre outras formas de interação.

E-mail Marketing

Quando você trabalha com e-mail marketing, ou algo mais robusto como a automação de email marketing, é possível seguir duas direções.

Se a pessoa ainda não for um cliente, você pode alimentar o conhecimento dela através de conteúdos relevantes ao qual ela se interessa. Assim, quando ela se sentir preparada, se tornará mais um cliente fiel para você.

Por outro lado, é possível trabalhar o encantamento de um cliente após as compras, em que você continua mostrando que se importa com ele, envia promoções de produtos semelhantes ao que ele comprou, ofertas exclusivas, pré-vendas, entre outras vantagens.

O SEO, a automação de email marketing e os anúncios de remarketing são as ferramentas que trazem maior retorno sobre investimento (ROI) dentre todas as ferramentas do markering digital!

Base de dados

Aqui podemos inserir a criação de persona, um cliente ideal para seu e-commerce baseado em características dos seus clientes reais, como idade, gênero predominante, onde mora, entre outras.

Com isso, você faz uma boa coleta de dados de quem consome regularmente do seu negócio, mas ela precisa ser constantemente atualizada e você pode investir na indústria 4.0 para te ajudar nessa parte.

A partir dessas informações reunidas, você tem uma base de dados excelente para trabalhar estratégias de Marketing de Relacionamento com seus clientes.

Tenha um e-commerce de sucesso

Podemos afirmar com certeza que quem faz a sua empresa ter sucesso é o cliente. Porém, você deve seguir uma cartilha muito bem estruturada para concorrer com outras milhares de lojas virtuais no mercado. Por isso, esteja sempre disposto a aprender e a atender o cliente a qualquer momento, mas também tenha meios eficientes para reverter qualquer caso de insatisfação.

Para que você nunca tenha que lidar com uma situação desse tipo, invista nas estratégias de marketing que trabalham com o estudo das melhores formas de fazer com que o relacionamento com seus clientes seja sempre incrível.

Mostre que você se importa com a opinião e satisfação de cada empresa e se torne referência no mercado.

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