Neste artigo listamos ferramentas que podem ser tanto usadas por profissionais iniciantes quanto por profissionais experientes.
As melhores ferramentas de marketing digital são aquelas que te trazem os melhores resultados e proporcionam confiança e resultados confiáveis.
Dependendo de quem for utilizar a ferramenta, este"melhor resultado" pode variar bastante, pois deve-se levar em conta o nível de profissionalismo e a necessidade da empresa ou do site onde você irá aplicar essas ferramentas de marketing digital.
Antes de iniciar a lista das melhores ferramentas de marketing online para se usar no dia a dia, vamos falar sobre alguns pontos importantes.
O que são ferramentas de marketing digital?
São ferramentas que ajudam, facilitam ou desempenham papéis importantes em determinadas tarefas quando se trata de marketing digital.
Existem inúmeras possibilidades e nichos do marketing digital que fazem uso de ferramentas (online, em sua maioria), e é isso que vamos trazer neste artigo.
Estou listando ferramentas que podem ser tanto usadas por profissionais iniciantes quanto por profissionais experientes, a diferença realmente será na aplicação, ou melhor, dependerá do site ou rede social, ou aplicação a serem utilizadas.
Muitas das ferramentas que listarei no texto abaixo estão aí há muitos anos. Várias delas são consagradas e outras nem são muito conhecidas, mas tem características excepcionais para algumas utilizações.
Entenda que "ferramenta para marketing digital" engloba tudo o que envolve a divulgação de um negócio no mundo online. Então, um site é uma ferramenta para marketing online. Mesma coisa para um perfil em uma rede social ou uma ferramenta para testes A/B.
Vamos começar escolhendo o melhor servidor de hospedagem para seu site, pois pense comigo. O marketing digital começa desde o básico e esse básico, pensando-se em sua empresa, é ter seu site, e melhor, obviamente, se for um site institucional otimizado para SEO já desde o início.
Então, a sequência da lista será:
Vamos lá?
A resposta vai depender do seu estado atual como empresário, ou melhor, do tamanho da sua empresa e o aproveitamento que ela faz do seu site.
Se for uma empresa que tenha pouco tráfego, digamos, abaixo de 1.000 visitas por dia, você pode utilizar um tipo de servidor compartilhado, sem problema algum. Ele tem custo baixo e vai suprir sua demanda por um bom tempo.
Se sua empresa já tiver um número maior de visitas diárias, então você pode optar por planos de hospedagem um pouco mais sofisticados, como o cloud, o VPS, ou num caso mais extremo, um servidor dedicado.
Hoje, uma ótima opção de hospedagem para sites de baixo volume de visitas, que é o caso do nosso site, é o plano cPanel da Hostinger (em promo aqui).
Existem algumas possibilidades no mercado, e tudo vai depender do tipo de site que você está pensando em comprar.
Para sites institucionais, por exemplo, normalmente se opta pelo WordPress por ser o CMS (content management software ou software de gerenciamento de conteúdo) mais difundido no mundo, e por isso exitem inúmeras opções de plugins.
Para sites institucionais ainda existem outras opções que podemos levar em conta, como Drupal, por exemplo. Drupal é um CMS bem robusto e que costuma ser utilizado em projetos de sites para grandes empresas.
Para sites de ecommerce, as conhecidas lojas virtuais, existem dois caminhos: plataforma própria ou plataforma alugada. Os dois modelos tem seus prós e contras, e abordaremos este assunto em outro artigo.
Se tratando de um site para ecommerce próprio, onde você é o dono e mantenedor do sites, existem algumas possibilidades, porém, duas se destacam: Magento e WordPress Woocommerce.
Entre as duas opções, Magento é sem dúvida a mais completa e robusta, porém, muitas vezes você não precisa de tanto para iniciar seu negócio, dependendo do ponto de vista, é claro. Se você é ambicioso e imagina seu negócio crescendo bastante em pouco tempo, opte pelo Magento. Agora, se você é mais pé no chão e precavido quando se fala em custo fixo e capital para investimento, o Woocommerce é uma boa opção.
Vale lembrar que se você quer ter resultado em menos tempo e se preocupa com o retorno do seu investimento, é altamente recomendável contratar nossa consultoria em comércio eletrônico. Com ela você aprenderá muito sobre ecommerce em pouco tempo, o que lhe poupará bastante tempo e dinheiro.
Os melhores CMS para seu site são:
A melhor ferramenta de automação de emails, na nossa opinião, é a Sendinblue (contrate aqui).
Se você não sabe, o email marketing, mais precisamente as campanhas de automação de email marketing estão juntas com SEO e remarketing como as ferramentas com maior ROI do marketing digital.
Então, seja qual for seu negócio online, não deixe de capturar emails dos visitantes.
Claro que existem as técnicas corretas e as melhores ferramentas e táticas tanto para capturar quanto para fazer a automação dos emails em si. Se você tem interesse em implantar (e deveria ter!) em sua empresa, no seu site, entre em contato e descubra como podemos lhe ajudar com a escolha, setup e otimização das suas campanhas de automação de email marketing.
Abaixo listamos algumas ferramentas que podemos usar em algumas automações, dependendo da necessidade do cliente:
SendPulse - Uma boa opção de ferramenta para automatizar suas campanhas de email marketing é a SendPulse. Com ela você tem uma boa quantidade de opções disponíveis em sua automação de email. Uma delas é a integração com Zapier que envia a URL exata onde ocorreu a inscrição do visitante, o que abre uma grande possibilidade para segmentação de envios. Veja mais sobre o SendPulse aqui.
Sendinblue - Plataforma de automação de email marketing com um dos melhores custo benefícios do mercado mundial pois não impõe limite de contatos. Seu plano baseia-se no número de mensagens enviadas. Utilizamos na grande maioria das automações, inclusive em nosso próprio site. A Sendinblue tem um plano grátis para sites iniciantes e sem limite de contatos. Saiba mais sobre as opções no Sendinblue aqui.
GetResponse - Sem dúvida uma das melhores plataformas de automação de emails no mundo inteiro, possui interface muito agradável e com uma usabilidade fenomenal. Com ela você pode fazer qualquer tipo de automação de emails e em vários níveis. Ferramenta super completa, porém, com preço salgado nessa época de dólar alto. Veja mais sobre a GetResponse aqui.
Existem inúmeras outras ferramentas de automação de email, então faremos outro artigo falando somente sobre elas.
No mercado existem muitas ferramentas usadas para lhe ajudar no dia a dia de seus projetos para SEO, algumas dessas ferramentas são bem conhecidas, outras tem surgido recentemente e ainda não tiveram tempo para provar seu valor, mas são ótimas.
Para muitas ações, ou atividades, você nem precisa de uma ferramenta paga. Veja o caso de pesquisa de palavras chave, por exemplo. Uma das melhores opções é o próprio Planejador de Palavras chave do Google Ads, que é grátis. Você precisa apenas de uma conta na plataforma, o que é grátis também.
Screaming Frog é a melhor ferramenta para auditoria SEO de um site, seja ele qual for o tamanho. Melhor ainda é aproveitar a opção grátis da ferramenta, onde você pode fazer uma auditoria completa de um pequeno site gratuitamente. Baixe o Screaming Frog aqui.
Entre as ferramentas de pesquisa de palavras chave disponíveis, você encontrará uma variedade de finalidades e de valores. Porém, para a maioria dos casos, ou seja, de sites pequenos iniciantes, ferramentas gratuitas já dão conta do trabalho.
Aqui na WEBK SEO utilizamos o ahrefs, uma ferramenta super completa onde monitoramos o rankeamento e outras questões relacionadas ao SEO de nossos clientes.
No mercado existem diversas ótimas opções, uma das mais conhecidas é o SEMRUSH.