WEBK Marketing Digital

Quais as Melhores Ferramentas de Marketing Digital Para Usar em 2020?

Atualizado em 16/02/2020
Por Bernardo Klock
15 min de leitura

As melhores ferramentas de marketing digital são aquelas que te trazem confiança e os melhores resultados.

Dependendo de quem for utilizar a ferramenta, este”melhor resultado” pode variar bastante, pois deve-se levar em conta o nível de profissionalismo e a necessidade da empresa ou do site onde você irá aplicar essas ferramentas de marketing digital.

Antes de iniciar a lista das melhores ferramentas de marketing online para se usar em 2020, vamos falar sobre alguns pontos importantes.

Estou listando ferramentas que podem ser tanto usadas por profissionais iniciantes quanto por profissionais experientes, a diferença realmente será na aplicação, ou melhor, dependerá do site (ambiente) a serem aplicadas.

Quais as Melhores Ferramentas de Marketing Digital em 2020?

Muitas das ferramentas que listarei no texto abaixo estão aí há muitos anos. Várias delas são consagradas e outras nem são muito conhecidas, mas tem características excepcionais para algumas utilizações.

Entenda que “ferramenta para marketing digital” engloba tudo o que envolve a divulgação de um negócio no mundo online. Então, um site é uma ferramenta para marketing online. Mesma coisa para um perfil em uma rede social ou uma ferramenta para testes A/B.

Vamos começar escolhendo o melhor servidor de hospedagem para seu site, pois pense comigo. O marketing digital começa desde o básico e esse básico, pensando-se em sua empresa, é ter seu site, e melhor, obviamente, se for um site institucional otimizado para SEO já desde o início.

Então, a sequência da lista será:

  • Os melhores servidores de hospedagem;
  • Os melhores CMS’s para seu site;
  • As melhores ferramentas de automação de email marketing;
  • As melhores ferramentas SEO para sites;
  • As melhores ferramentas deteste A/B para sites;
  • As melhores redes sociais para ter um perfil;
  • As melhores ferramentas para gerenciamento de redes sociais;

Vamos lá?

Qual o melhor servidor de hospedagem que devo contratar?

A resposta vai depender do seu estado atual como empresário, ou melhor, do tamanho da sua empresa e o aproveitamento que ela faz do seu site.

Se for uma empresa que tenha pouco tráfego, digamos, abaixo de 1.000 visitas por dia, você pode utilizar um tipo de servidor compartilhado, sem problema algum. Ele tem custo baixo e vai suprir sua demanda por um bom tempo.

Se sua empresa já tiver um número maior de visitas diárias, então você pode optar por planos de hospedagem um pouco mais sofisticados, como o cloud, o VPS, ou num caso mais extremo, um servidor dedicado.

Hoje, uma ótima opção de hospedagem para sites de baixo volume de visitas, que é o caso do nosso site, é o plano cPanel da Hostinger (em promo aqui).

Qual a melhor plataforma CMS que devo adotar em meu site?

Existem algumas possibilidades no mercado, e tudo vai depender do tipo de site que você está pensando em comprar.

Para sites institucionais, por exemplo, normalmente se opta pelo WordPress por ser o CMS (content management software ou software de gerenciamento de conteúdo) mais difundido no mundo, e por isso exitem inúmeras opções de plugins.

Para sites institucionais ainda existem outras opções que podemos levar em conta, como Drupal, por exemplo. Drupal é um CMS bem robusto e que costuma ser utilizado em projetos de sites para grandes empresas.

Para sites de ecommerce, as conhecidas lojas virtuais, existem dois caminhos: plataforma própria ou plataforma alugada. Os dois modelos tem seus prós e contras, e abordaremos este assunto em outro artigo.

Se tratando de um site para ecommerce próprio, onde você é o dono e mantenedor do sites, existem algumas possibilidades, porém, duas se destacam: Magento e WordPress Woocommerce.

Entre as duas opções, Magento é sem dúvida a mais completa e robusta, porém, muitas vezes você não precisa de tanto para iniciar seu negócio, dependendo do ponto de vista, é claro. Se você é ambicioso e imagina seu negócio crescendo bastante em pouco tempo, opte pelo Magento. Agora, se você é mais pé no chão e precavido quando se fala em custo fixo e capital para investimento, o Woocommerce é uma boa opção.

Vale lembrar que se você quer ter resultado em menos tempo e se preocupa com o retorno do seu investimento, é altamente recomendável contratar nossa consultoria em comércio eletrônico. Com ela você aprenderá muito sobre ecommerce em pouco tempo, o que lhe poupará bastante tempo e dinheiro.

Os melhores CMS para seu site são:

  • Magento para site de comércio eletrônico
  • WordPress para site institucional

A melhor ferramenta de automação de email marketing

A melhor ferramenta de automação de emails, na nossa opinião, é a Sendinblue (contrate aqui).

Se você não sabe, o email marketing, mais precisamente as campanhas de automação de email marketing estão juntas com SEO e remarketing como as ferramentas com maior ROI do marketing digital.

Então, seja qual for seu negócio online, não deixe de capturar emails dos visitantes.

Claro que existem as técnicas corretas e as melhores ferramentas e táticas tanto para capturar quanto para fazer a automação dos emails em si. Se você tem interesse em implantar (e deveria ter!) em sua empresa, no seu site, entre em contato e descubra como podemos lhe ajudar com a escolha, setup e otimização das suas campanhas de automação de email marketing.

Abaixo listamos algumas ferramentas que podemos usar em algumas automações, dependendo da necessidade do cliente:

Sendinblue – Plataforma de automação de email marketing com um dos melhores custo benefícios do mercado mundial pois não impõe limite de contatos. Seu plano baseia-se no número de mensagens enviadas. Utilizamos na grande maioria das automações, inclusive em nosso próprio site. A Sendinblue tem um plano grátis para sites iniciantes e sem limite de contatos. Saiba mais sobre as opções no Sendinblue aqui.

Mailchimp – Indicamos para automações básicas para sites e blogs de pequenos negócios. Disponibiliza versão grátis para até 2.000 contatos.

GetResponse – Sem dúvida uma das melhores plataformas de automação de emails no mundo inteiro, possui interface muito agradável e com uma usabilidade fenomenal. Com ela você pode fazer qualquer tipo de automação de emails e em vários níveis. Ferramenta super completa, porém, com preço salgado nessa época de dólar alto. Veja mais sobre a GetResponse aqui.

Existem inúmeras outras ferramentas de automação de email, então faremos outro artigo falando somente sobre elas.

Melhor ferramenta de marketing digital para SEO

No mercado existem muitas ferramentas usadas para lhe ajudar no dia a dia de seus projetos para SEO, algumas dessas ferramentas são bem conhecidas, outras nem tanto.

Melhores ferramentas para auditoria SEO

Melhores ferramentas para pesquisa de palavras chave

Melhores ferramentas para monitoramento de ranking

Melhores softwares SEO all in one

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WEBK Consultoria SEO e Marketing DigitalConsultoria SEOConsultoria ECOMMERCEProdutosPortfólioContatoBlog de Marketing Digital
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo do site sem prévia autorização. WEBK Consultoria e Treinamento Eireli - CNPJ 30.601.651/0001-06.
Endereço:
R. Leopoldo Brunkow, 151 - Bom Retiro, Joinville - SC, 89223-394