Descubra nesta postagem de nosso blog o que é um Geogrid e como este tipo de gráfico em grid é utilizado nas campanhas de SEO local da WEBK SEO.
Dentre as inúmeras ferramentas para SEO disponíveis no mercado hoje em dia, algumas delas disponibilizam um gráfico chamado geogrid ou simplesmente grid. Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre seu funcionamento e como o Geogrid pode ajudar a melhorar sua estratégia de SEO local.
Antes de você saber o que é Geogrid, precisa saber o que é o SEO local.
O SEO local é o conjunto de otimizações para ferramentas de busca como Google e Bing onde o foco é a melhora no posicionamento quando a intenção de busca é local, ou seja, quando a pesquisa pelo serviço, produto ou termo recebe uma página de resultados com blocos relacionados a uma localidade, seja ela uma cidade, bairro, rua, faixa de CEP, e assim por diante.
Exemplo de busca com intenção local: internet em joinville.
Imagem do resultado dessa pesquisa no Google
Por que é uma busca local: o Google apresenta diversas empresas localizadas na cidade de Joinville-SC para que o resultado satisfaça a intenção de busca do seu usuário, pois a ferramenta entende que o usuário quer escolher uma empresa de internet dentro da cidade onde mora para contratar um plano de internet.
Como o Google sabe da intenção local do usuário: neste exemplo fica fácil, pois o usuário pesquisa pelo serviço + cidade, mas o algoritmo de busca do Google, depois de milhões de buscas realizadas por este tipo de serviço, já entende que o usuário prefere receber resultados de empresas dentro da própria cidade.
Por que o resultado é local: a página de resultado da ferramenta (Google no exemplo abaixo) apresenta blocos relacionados à localização da busca, ou seja, apresenta um bloco de mapas com opções de 3 principais empresas nos arredores de onde o usuário se encontra.
Como o Google escolheu estas empresas: antes de apresentar uma empresa para este resultado, o robô do Google já entrou no site desta empresa e entendeu que ela fornece este tipo de produto ou serviço. Além do site estar adequadamente otimizado para que o Google entenda seus serviços, o perfil da empresa no Google Business Profile, ou Google Perfil Empresas, deve estar adequadamente preenchido.
O Geogrid é um gráfico em forma de grade que apresenta resultados referentes à colocação que determinado perfil empresarial recebe no resultado das ferramentas de busca como Google Maps, Apple Maps e Bing Maps, para citar alguns exemplos. Cada ponto numérico apresentado no gráfico é uma colocação no resultado do Maps para a pesquisa de uma determinada palavra-chave.
Então, é possível obter uma média de colocação dentro deste grid, o que pode ser uma boa métrica de acompanhamento da evolução deste perfil. Aqui na WEBK SEO usamos a métrica AGR que significa Average Grid Rank, em portugués é Média de Rankeamento no Grid.
O funcionamento de uma ferramenta de geogrid no front-end, ou no painel administrativo, é relativamente simples. Vai depender de cada ferramenta, mas basicamente basta escolher o perfil da empresa a se fazer a medição, então escolhe-se o tamanho e a densidade do grid, por exemplo grid 12x12 250m, ou seja, um grid de 144 pontos de leitura com espaçamento de 250m em cada ponto. Por último, escolhe-se a palavra-chave de interesse no qual a busca será feita. Roda-se a ferramenta e então ela faz a medição em cada um dos 144 pontos.
Já o funcionamento em back-end pode ser complexo pois depende de comunicação com da ferramenta com o Google Places API, por exemplo, onde faz essa simulação e assim reúne os resultados de cada ponto no grid.
As ferramentas podem, ainda, utilizar outras formas para lerem os resultados nos mapas, algumas revelam a forma de coleta dos resultados, outras não, por ser uma informação estratégica da empresa. Aqui o que realmente importa não é a forma como a ferramenta coleta estes dados, desde que sejam dados corretos e com boa acuracidade.
No SEO e no mundo do marketing digital em geral, realizar a medição dos avanços e resultados e registrar estas informações é de extrema importância para que se possa avançar.
No SEO em geral o uso de ferramentas para o acompanhamento de métricas é essencial e existem inúmeras ferramentas disponíveis. Neste artigo vamos focar nas ferramentas de SEO local que contenham a opção de grid.
Esta é a opção atualmente usada aqui na WEBK, pois levamos em conta alguns fatores como preço do pacote e nosso tipo de utilização.
Ferramentas disponíveis no Local Viking: busca com GeoGrid, postagem em lote, automação de postagem, registro de rankeamento de palavras-chave, importação de perfis Google, entre outras.
Imagens do painel Local Viking
Já utilizamos a Local Falcon aqui na WEBK e é uma boa escolha, porém limitada. Sendo uma ferramenta especializada em grid, você tem
Uma das mais importantes ferramentas de SEO no mercado, agora possui um módulo de SEO local com leitura de grid e pode ser uma boa opção para empresas que tem foco não somente em SEO local, mas também em um SEO mais geral, seja nacional ou até internacional.
Ferramenta especializada em grid para SEO local, é uma boa opção para quem procura apenas leitura de grid mas com diversas opções de ajuste. Possui uma interface agradável e com bom design.
Imagens do painel Grid My Business
O Local Brand Manager é um software para gerenciamento do perfil da empresa no Google e muito similar ao Local Viking. Possui funções de registro de posicionamento por grids, automação de postagens, relatórios de rankeamento de palavras chave, gerenciamento de avaliações, entre outras funções.
Bright Local
Ferramenta super completa focada em SEO local e que entrega muito valor para os assinantes, porém, só funciona para os seguintes países: USA, UK, Canada, and Australia.
Ferramentas disponíveis no Bright Local:
Local rank tracker, local rank grid, citation tracker, local search audit, google business profile audit, reviews manager.
Com o grid você pode identificar pontos fracos na sua estratégia local, como o não rankeamento em certas partes da cidade ou do bairro, e então tomar algumas ações para melhorar seu posicionamento nesses locais.
Se sua empresa tiver um setor de marketing digital ou se for uma agência digital que cuida do SEO local dos seus clientes, sim, é essencial que se tenha ajuda de uma ferramenta para facilitar o acompanhamento de resultados. Isso os ajudará muito a tomar decisões que possam trazer benefícios concretos em termos de aumento de vendas e aumento de leads.
Interessante notar que quando a página de resultados do Google dispõe de um mapa, ou seja, tem intenção de busca claramente local, o CTR (click through rate ou taxa de clicks) aumenta consideravelmente.
Ainda mais interessante é saber que, segundo alguns estudos, o 1º colocado no bloco de mapa do Google recebe cerca de +/-50% dos clicks, o 2º colocado cerca de +/-25% dos clicks, o 3º menos de +/-15 % e do 4º colocado para baixo são repartidos cerca de 10% dos clicks apenas.
Entendeu a importância de estar na primeira posição do Google Maps para as palavras mais importantes da sua estratégia de negócio?
Caso precise de ajuda com o SEO local de sua empresa e deseje aumentar o número de leads e vendas através das pesquisas locais, entre em contato imediatamente conosco.