NO mercado de cursos EAD está crescendo a todo vapor no Brasil e no mundo. A flexibilidade, custos mais baixos e a economia de tempo são as principais motivações quando as pessoas querem estudar e aprender alguma coisa nova de forma remota.
Está pensando como criar um curso online para ensinar aquilo que você domina e mais gosta de fazer?
Seja lá qual for sua paixão, você encontrará uma forma de montar um curso online sobre o assunto que você domina.
Por exemplo, adora panelas e ama estar na cozinha? Tem grande conhecimento em SEO e acha que poderia ensinar outras pessoas a aprenderem?
Então continue a leitura desse post para aprender a tirar essa ideia do papel e encontrar uma nova fonte de renda para sua vida.
Ensinaremos hoje como fazer do planejamento à divulgação do curso.
Vamos então ao que interessa!
Com o avanço da tecnologia e da Internet, o mercado de cursos à distância cresceu bastante no Brasil de uns anos para cá. E não somos nós que estamos falando, muita gente grande tem reconhecido isso.
Veja alguns dados que comprovam o interesse dos brasileiros por essa modalidade de aprendizado:
Então, se você estava animado com a ideia de criar um curso on-line, pode ficar ainda mais! Os ventos do mercado estão soprando ao seu favor meu amigo! Agora que você confirmou que realmente pode transformar a sua paixão em um novo negócio, entenda por que as pessoas estão enxergando os cursos à distância como oportunidade.
Listamos aqui embaixo alguns pontos que estão atraindo a atenção dos estudantes de cursos on-line, para que você entenda melhor o que está acontecendo. Veja só:
Se você se formou em algum curso superior, com certeza teve algum dia em que não estava afim de ir para a aula, não é verdade? Na modalidade de cursos à distância não precisa ser assim. Você assiste as aulas no seu ritmo e sempre que puder.
Outro ponto que atrai bastante o público é a possibilidade de assistir alguma aula novamente. Sabe aquele ponto que você não entendeu direito? É só dar um replay e assistir de novo, o que é praticamente impossível de acontecer em cursos tradicionais.
Com a ajuda da tecnologia, os custos envolvidos com a produção de um novo curso on-line são bem mais baixos. O produto final será criado para ser hospedado em alguma plataforma. Então, na verdade quando alguém o compra, está levando uma cópia desse produto.
Por essa razão, o preço final repassado aos clientes tende a ser mais baixo.
Vivemos em uma sociedade em que cada vez mais “tempo é dinheiro”.
Praticamente todo mundo tem que se desdobrar em dois para dar conta de todos os compromissos, não é verdade?
Nesse ponto, a flexibilidade que os cursos EAD oferecem são uma grande vantagem. Você pode assistir às aulas em casa, nos deslocamentos para o trabalho ou onde for.
Basta ter acesso à Internet!
Agora você deve estar ainda mais convencido a apostar na produção de cursos on-line para fazer um dinheirinho extra. Veja então o que você precisa executar para tirar a sua ideia do papel!
E agora que você já sabe que o mercado de cursos à distância está a todo vapor e conhece as vantagens que um curso online proporciona, vamos às melhores dicas para tirar sua ideia do papel e começar a ganhar dinheiro com a sua paixão.
Na hora de pensar em como criar um curso online, é importante definir para quem esse curso será produzido. Quem é seu público? Do que ele gosta? Quais problemas enfrenta no dia a dia? Qual a idade dele?
Com essas e outras perguntas respondidas fica mais fácil pontuar os assuntos que serão abordados e o tom da linguagem, por exemplo. Um público mais jovem aceita uma linguagem mais moderna, descolada e até uso de gírias.
Sim! É possível se conectar com a audiência e gerar identificação.
Um trabalho de redes sociais consistente pode ser uma boa fonte de informações sobre o público, através de relatórios e analytics. Vale a pena dar uma olhada.
Quem está começando agora precisa escolher um tema para produzir o curso, ou, em outras palavras, um nicho de mercado.
Não dá para abraçar o mundo, por isso é preciso definir com precisão se vai falar sobre marketing, saúde ou decoração, por exemplo.
Outra estratégia que pode ser usada é a abordagem de nichos mais específicos dentro dos principais, os sub-nichos.
Fala de marketing? Experimente dar dicas de SEO, uso e atualizações de redes sociais ou mídia paga. Dessa forma, você está complementando o foco principal do curso. Esses temas podem até ser apresentados como um bônus para o cliente.
Mas, claro, é sempre importante ter em mente que esse nichos secundários devem fazer parte dos interesses do seu público. Daí, mais uma vez, a importância de conhecer suas características.
Bom, agora que seu nicho está definido e você conhece um pouco melhor sua audiência, chegou a hora de pesquisar e entender também quem são os concorrentes no mercado, o que estão fazendo de divulgação e atração de novos clientes.
Procure saber também quais assuntos o curso deles aborda, quais formatos de conteúdo foram escolhidos, precificação e condições de pagamento. Mas não pare por aí! Essas são apenas ideias que estamos te dando ok?
Buscando essas informações, veja insights que ainda não tinha pensado e pense em como fazer melhor que a concorrência para superá-la!
Outro ponto que você precisa estar atento é a escolha de uma plataforma de hospedagem.
Levante os custos envolvidos com o serviço e veja se a empresa garante a segurança, principalmente com relação a pagamentos.
No Reclame Aqui você também consegue ter uma noção de quem já experimentou os serviços. Atualmente existem boas opções no mercado de cursos on-line, como a Hotmart ou Eduzz.
Não deixe de conferir!
E depois de pesquisar todas essas informações iniciais, é hora de botar a mão na massa e tirar as ideias do papel!
O primeiro passo é montar a estrutura geral do curso. Com base no entendimento do público e do estudo dos concorrentes, defina os principais módulos, quais assuntos serão abordados em cada um e a duração de cada aula.
Diversifique os formatos de conteúdo para agradar até o cliente mais exigente. Você pode usar textos, vídeos, e-books, checklists ou planilhas. Quanto mais opções tiver, mais completo e rico ficará o material e mais valor será percebido pelas pessoas.
Crie pautas para conteúdos em texto e roteiros para vídeos. Assim você saberá exatamente o que será abordado e vai garantir que nada passe despercebido.
No caso dos material audiovisual, tenha um cuidado maior! É preciso ter uma boa qualidade de captação do áudio e uma boa iluminação para gravação dos vídeos. Crie um cenário bem atrativo e que esteja alinhado com a sua marca para ter melhores resultados.
Antes de subir todo o material para a plataforma escolhida é necessário revisar o material e corrigir alguns errinhos que sempre passam, não é mesmo? Eles podem deixar uma imagem pouco profissional, até de desleixo, e não é isso que a gente quer.
Por isso, leia de novo tudo o que você produziu em texto e assista os vídeos com um olhar mais crítico. Se estiver tudo ok e de acordo com o planejada, missão cumprida, parabéns!
E agora você venceu o desafio de criar um curso on-line. As pessoas precisam saber disso, principalmente as que têm maior chance e interesse de comprá-lo.
Por isso, divulgue no Facebook, em grupos, faça peças gráficas para o Instagram, fale sobre isso no seu site, grave vídeos ou até envie um novo e-mail para sua base de contatos, falando sobre a novidade. Não se esqueça de criar textos persuasivos e usar todo o potencial que o copywriting pode oferecer!
Se puder contar com algum orçamento, crie anúncios para divulgar de forma paga o seu curso e aumentar ainda mais o alcance da mensagem.
Mas o que estamos sugerindo aqui são algumas ideias. Não é preciso fazer necessariamente tudo o que foi falado. Aplique aquelas que estão ao seu alcance e que fazem sentido para você.
Depois de tanto esforço, chegou a hora de conquistar os primeiros clientes! Aproveite essa oportunidade e peça a eles que te deem um feedback sincero sobre a qualidade do curso online e sugestões de melhoria.
Com essas ideias na mão, aplique no seu material e melhore cada vez mais a qualidade, entregando um infoproduto ainda melhor para os futuros clientes que virão!
Bom, não dá para negar que o mercado de cursos EAD está crescendo a todo vapor no Brasil e no mundo. A flexibilidade, custos mais baixos e a economia de tempo são as principais motivações quando as pessoas querem estudar e aprender alguma coisa nova de forma remota.
E sim, esse mercado novo tem espaço para todos, inclusive você que quer viver da sua paixão, não é mesmo?
Vamos relembrar o que precisa ser feito para criar um curso on-line de forma prática:
Bom, e essas foram as nossas dicas sobre como criar um curso online.
Você conhece alguma que não foi falada aqui? Deixe nos comentários que a gente quer saber também.
Não esqueça de encaminhar o texto para quem você acha que vai gostar de ler sobre este assunto, ok?
Grande abraço!