Marketing Digital em Joinville é WEBK Marketing Digital

A expansão dos Marketplaces no Brasil e também no mundo está conseguindo um grande destaque nos meios de compra e venda.

Por isso, se você deseja aumentar as suas vendas e mostrar que sua empresa tem bons produtos, a melhor ação a ser tomada é investir na divulgação com ajuda das estratégias de "Search Engine Optimization", conhecido como SEO.

Isso porque as estratégias de SEO foram construídas para melhorar a experiência do usuário e otimizar sites e blogs, gerando muitos benefícios para quem utiliza.

Hoje falaremos sobre o uso do SEO em Marketplaces e como isso pode ajudar as suas vendas. Vamos lá!

Entenda o que é Marketplace

O Marketplace pode ser dividido em três categorias:

  1. Business to Business (B2B): o Marketplace B2B pode ser descrito como um shopping virtual que realiza vendas de empresas para empresas;
  2. Business to Costumer (B2C): nesse modelo as vendas são feitas da empresa (que pode ser uma fornecedora) para o consumidor final;
  3. Costumer to Costumer (C2C): e nesse último modelo é quando ocorre as vendas mais diretas de consumidor (alguma loja que adquiriu produtos com um fornecedor) para o cliente final.

Apesar do aumento da competitividade no mercado, é no Marketplace que você encontrará clientes realmente interessados em comprar sua mercadoria, pois os nichos são bem definidos.

Conheça as melhores estratégias SEO para marketplace e como aplicá-las

Quando você anuncia seus produtos em um Marketplace, pode ficar despreocupado com as campanhas de marketing digital, pois geralmente é feita pela própria plataforma.

Entretanto, é necessário dar atenção para outros pontos que te ajudarão a ter muito sucesso nas vendas.

É interessante analisar que se você está pensando como abrir um negócio com pouco dinheiro, suas ações devem ter um grande lucro como resultado para que não sofra com perda de dinheiro e investimentos.

Por isso, vamos falar sobre as estratégias de SEO que ajudam os seus produtos a se destacarem entre tantos outros do Marketplace.

Veja abaixo:

Palavras-chave

A palavra-chave é extremamente importante para os anúncios dentro de um Marketplace, pois é por elas que seus consumidores irão encontrar seus produtos.

Ao pesquisar por uma palavra ou um termo no mecanismo de busca, o site irá mostrar os melhores resultados e você precisa estar entre eles.

Por isso, utilize palavras-chave que tem um alto volume de busca e que condiz com seus produtos, sua loja e seu público-alvo.

Link building

Aproveite o espaço para a descrição dos seus produtos e insira links de outros que estão relacionados com a sua empresa.

Dessa forma você pode influenciar o consumidor a comprar mais coisas da sua loja, aumentando as vendas.

Site responsivo

É essencial que você escolha um marketplace que seja responsivo, ou seja, que pode ser acessado por meio de computadores, tablets e smartphones.

Isso porque hoje em dia o uso de smartphones é frequente e realizar compras por eles é sinônimo de agilidade.

URL amigável

As URLs dos seus produtos precisam ser claras e conter o nome do produto de forma simples. Assim o posicionamento dos seus produtos se tornam melhor até mesmo se você tiver um portal B2B, por exemplo.

Imagens com qualidade

Para os anúncios escolha boas imagens dos seus produtos. Elas precisam ter nitidez, iluminação certa e ângulo que valorize.

Além disso, é possível inserir uma palavra-chave no alt text da imagem, o que ajuda na hora de surgir nas buscas.
Veja o aumento constante das suas vendas!

A partir da leitura desde conteúdo você pode entender a importância de utilizar as estratégias para SEO na venda dos seus produtos em um Marketplace, certo?

Por isso não perca mais tempo e comece a estudar mais sobre SEO e todos os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio a curto, médio e longo prazo.

Atinja seu público-alvo da melhor forma possível e veja as suas vendas decolando, trazendo o sucesso que você merece!

Conteúdo produzido por Sther Freire

Cada dia que passa a tendência é ter mais tecnologia inserida no nosso dia a dia em todas as áreas da nossa vida e com uma empresa não é diferente.

Por isso, é necessário manter uma rotina de atualizações com base em pesquisas no mercado atual, assim temos a automação de Marketing que está crescendo entre as empresas com mais destaques, trazendo inúmeros benefícios.

Isso porque uma ferramenta que trabalha com a automação é a principal estratégia para nutrir e avançar os leads até que eles finalmente realizem uma compra e você a venda.

Mas, principalmente, você deve estudar e estabelecer as métricas e objetivos das suas campanhas da empresa para que o investimento na automação traga bons resultados.

Ficou interessado em saber como isso pode revolucionar as vendas da sua empresa? Continue acompanhando o conteúdo e apresse-se para incluir a automação de marketing na sua estratégia de marketing!

Descubra o que é a automação de Marketing

A automação de Marketing pode ser definida como um conjunto de ações que, com a ajuda de um software, faz com que vários processos fiquem automatizados de forma efetiva e organizada.

Com isso, seus colaboradores podem se dedicar a outros processos, pois o tempo deles é otimizado, ao contrário do que eles podem pensar, já que o medo de ser substituído por máquinas ainda existe.

Por meio de um software de automação, é possível ter uma melhor gestão de diversas estratégias de marketing que só trarão benefícios para as vendas da sua empresa.

Conheça agora alguns abaixo!

Saiba por que utilizar essa estratégia

Se você passa um tempo pensando em como vender pela internet pela sua empresa, para desenvolver boas estratégias que tragam ótimos resultados, pode parar de se preocupar com isso.

Isso porque com a automação dos processos por um software, ele faz tudo por você e sua equipe, trazendo diversos benefícios.

Veja a seguir:

Vendas

Há a possibilidade de nutrir os seus clientes enquanto eles ainda estão decidindo quando comprar de você.

Assim a sua empresa não descarta uma oportunidade de venda, mas sim a guarda para o futuro, fazendo um bom acompanhamento e nutrição através de conteúdos úteis e educativos.

Então quando estiverem prontos, efetuarão a compra e o processo de venda será mais rápido e eficaz.

Aliás, neste estudo sobre a digitalização das compras na indústrias, a Accenture identificou que os clientes industriais esperam uma experiência de compra digital ao estilo "Amazon", o que as empresas tem demorado muito para entregar.

Leads

Após um bom estudo e criação de uma jornada dos seus clientes, é mais fácil criar conteúdos para trabalhar a atração de leads e a prospecção deles.

Por meio de um software de automação esse trabalho é otimizado e traz um resultado maior do que se fosse feito manualmente.

CAC - Cost To Acquire Customers

Aqui é trabalhado o Custo de Aquisição de Cliente, que diz o quanto você gasta em cada lead para que ele vire um cliente real da sua empresa.

Ao ter muitos leads para estudar e depois captar as informações dos clientes, o processo fica longo, demorado, cansativo, ocupa muito tempo dos seus colaboradores e às vezes é necessário até mesmo contratar mais alguns para ajudar no processo.

Com a automação nessa fase, você otimiza o tempo da sua equipe e consegue trabalhar uma margem bem maior de clientes e, consequentemente, diminui o seu custo por cliente!

Entenda como colocar em prática

Com esses benefícios na sua empresa a partir do uso de um software de automação, está na hora de saber em quais partes ele trabalhar na sua empresa, certo?

Conheça as melhores estratégias que ele atuará:

E-mail Marketing

Com o disparo, ou até melhor, a automação de campanhas de e-mail marketing você faz a divulgação de conteúdos de qualidade para nutrir os seus leads ou para quem já é seu cliente e você deseja encantar.

Por isso é necessário o uso de uma ferramenta de automação que possa fazer o disparo de vários e-mails para vários endereços, sem perder tempo.

Os conteúdos podem ser materiais ricos, como e-books, promoções e pré-vendas, newsletter, entre outros.

CTA - Call-to-Action

Essa é a famosa "chamada para ação", em que você induz os leitores a realizar algo, como:

Entre outras ações que são incentivadoras para que sua empresa realize mais vendas.

Formulários

Os formulários são ótimos para coletar dados dos seus leads para depois você continuar nutrindo até que eles se tornem clientes.

Por meio dos campos de preenchimentos personalizados você escolhe quais dados quer saber sobre os leads e a ferramenta de automação te ajuda a decidir o que colocar.

Além disso, isso tudo pode ser armazenado em um banco de dados.

Fluxo de nutrição

Nesse momento é possível disparar e-mails automáticos se um lead visitar uma página específica do seu site, lembretes para atualização de dados, programar e-mails, enviar conteúdos que combinem com o que foi baixado anteriormente.

E a ferramenta pode ser programada para fazer tudo isso, sem que você precise se preocupar.

Mídias Sociais

A divulgação nas redes sociais é uma das melhores estratégias para aumentar vendas hoje em dia, até mesmo se você trabalhar com Marketing Multinível, por exemplo.

Mas independente de qual for sua empresa, ter redes sociais atualizadas e repletas de conteúdos que atraiam a atenção dos seus potenciais clientes é uma tarefa fácil para um software de automação.

Também é um ótimo canal para estreitar o relacionamento com quem já é seu cliente, abrindo uma oportunidade com a possibilidade de criar enquetes, receber críticas e sugestões, tudo isso para melhorar suas vendas.

Aproveite essa oportunidade de sucesso!

Acho que deu para notar que investir na automação de Marketing da sua empresa te ajudará a ter uma melhora incrível nas vendas, não é mesmo?

Isso porque ao dominar todos os processos e conhecer o seu público com a ferramenta de automação que mais servir a sua empresa, a sua margem de erros terá uma baixa que será de grande relevância.

Além disso, com o passar do tempo e o acúmulo de experiência, seus resultados das vendas serão cada vez mais satisfatórios.

Pare de perder essa oportunidade de ter um sucesso absoluto na sua empresa e saia na frente de todos os concorrentes!

Conteúdo produzido por Sther Freire

Atualmente os clientes estão ficando mais exigentes com as empresas onde eles realizam suas compras.

Ficou fácil consultar pela internet a reputação de uma empresa e perguntar em redes sociais quem já teve experiência de compra para que a pessoa não sofra as mesmas consequências.

Afinal, quando temos uma experiência ruim com uma empresa, simplesmente abandonamos a marca, não é mesmo?

Então para que nada disso aconteça com o sua loja e-commerce, o primeiro passo é investir em estratégias que façam com que os clientes se sintam especiais e valorizados.

Vamos lá?

Entenda o que é Marketing Relacionamento

O Marketing de Relacionamento é considerado como o tipo de marketing essencial para as vendas de um e-commerce.

Isso porque esse tipo de marketing trabalha exclusivamente para que os clientes tenham o melhor relacionamento possível com a empresa.

Com isso, foram estudadas diversas ações para conquistar e fidelizar o cliente, melhorando cada vez mais a experiência de compra dele.

Essas ações fazem até mesmo com que eles se tornem divulgadores da sua empresa no famoso "boca a boca", em que ocorre a indicação dos seus produtos e serviços para amigos e familiares.

Aprenda como usar o Marketing de Relacionamento

É sempre bom fazer um estudo sobre as estratégias do Marketing de Relacionamento e ver quais podem fazer realmente diferença no seu e-commerce.

Isso porque os mesmos podem ser tanto multinacionais como microfranquias, por exemplo, e o investimento tem melhores resultados quando é bem-planejado.

Veja agora algumas ações que podem ser o que seu negócio estava sentindo falta.

Programa de fidelidade

O que melhor para criar um bom relacionamento com seus clientes do que oferecer programa de fidelidade no seu site e-commerce, não é mesmo?

Com isso os clientes se sentem mais importantes, bem tratados e procuram sempre voltar a fazer negócio com você.

Portanto, elabore algumas promoções para quem atingir um certo valor de compra, amostras grátis, brindes ao comprar uma quantidade de algum produto, entre outras ideias.

Você pode disponibilizar os pontos do programa tanto no painel da conta do cliente como enviando mensagens via email marketing. Essas mensagens de email, inclusive, devem conter produtos direcionados ao gosto do cliente, direcionados aos produtos contidos nas últimas páginas que o cliente tenha visitado, por exemplo.

Redes sociais

Pelas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, por exemplo, é possível manter uma relação mais próxima e diária com os clientes do seu e-commerce.

Dessa forma, invista em postagem de conteúdos relevantes que façam sentido para sua área de comércio, pois assim as pessoas vão interagir de forma natural e constante.

Exemplo: se a pessoa tem interesse em como abrir um negócio com pouco dinheiro, busque divulgar, conteúdos sobre empreendedorismo e dicas financeiras.

Além disso, é uma forma de contato prática que os clientes podem ter com você, já que é possível comentar, enviar mensagens que podem ser elogios, sugestões, dúvidas, entre outras formas de interação.

E-mail Marketing

Quando você trabalha com e-mail marketing, ou algo mais robusto como a automação de email marketing, é possível seguir duas direções.

Se a pessoa ainda não for um cliente, você pode alimentar o conhecimento dela através de conteúdos relevantes ao qual ela se interessa. Assim, quando ela se sentir preparada, se tornará mais um cliente fiel para você.

Por outro lado, é possível trabalhar o encantamento de um cliente após as compras, em que você continua mostrando que se importa com ele, envia promoções de produtos semelhantes ao que ele comprou, ofertas exclusivas, pré-vendas, entre outras vantagens.

O SEO, a automação de email marketing e os anúncios de remarketing são as ferramentas que trazem maior retorno sobre investimento (ROI) dentre todas as ferramentas do markering digital!

Base de dados

Aqui podemos inserir a criação de persona, um cliente ideal para seu e-commerce baseado em características dos seus clientes reais, como idade, gênero predominante, onde mora, entre outras.

Com isso, você faz uma boa coleta de dados de quem consome regularmente do seu negócio, mas ela precisa ser constantemente atualizada e você pode investir na indústria 4.0 para te ajudar nessa parte.

A partir dessas informações reunidas, você tem uma base de dados excelente para trabalhar estratégias de Marketing de Relacionamento com seus clientes.

Tenha um e-commerce de sucesso

Podemos afirmar com certeza que quem faz a sua empresa ter sucesso é o cliente. Porém, você deve seguir uma cartilha muito bem estruturada para concorrer com outras milhares de lojas virtuais no mercado.

Por isso, esteja sempre disposto a aprender e a atender o cliente a qualquer momento, mas também tenha meios eficientes para reverter qualquer caso de insatisfação.

Para que você nunca tenha que lidar com uma situação desse tipo, invista nas estratégias de marketing que trabalham com o estudo das melhores formas de fazer com que o relacionamento com seus clientes seja sempre incrível.

Mostre que você se importa com a opinião e satisfação de cada empresa e se torne referência no mercado.

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