Hoje em dia, as empresas precisam pensar com cautela como se posicionarão na web. Sendo o marketing de conteúdo um dos aspectos mais decisivos desse posicionamento.
O marketing digital mudou a vida dos empreendedores, tendo como um dos braços mais usados e efetivos dessa estratégia o marketing de conteúdo.
Hoje em dia, as empresas precisam pensar com cautela como se posicionarão na web. Sendo o marketing de conteúdo um dos aspectos mais decisivos desse posicionamento.
Em meio a tantas ofertas e oportunidades, os usuários precisam ser atraídos para o site ou as redes sociais da sua empresa, normalmente através de técnicas de otimização para ferramentas de busca, o famoso SEO - Search Engine Optimization.
Portanto, continue lendo para saber como fazer isso a partir de ações de marketing de conteúdo.
Essa estratégia é focada na divulgação de uma marca por meio de produção e veiculação de conteúdos relevantes relacionados a ela. Assim, ferramentas de busca como Google poderão apresentar a seus usuários nas páginas dos resultados de busca, gerando tráfego orgânico para seu site.
Em décadas anteriores, a publicidade se limitava a mostrar ofertas para um público supostamente passivo. Nesse contexto, o marketing era invasivo e pouco atraente.
Na internet a realidade é outra, as pessoas têm mais autonomia para decidir o que querem consumir.
Nesse contexto, o marketing de conteúdo vem para mostrar ativamente os benefícios que sua empresa pode representar na vida das pessoas.
O tipo de conteúdo produzido tem o poder de transmitir exatamente a mensagem que a marca deseja comunicar.
O segredo é estudar o público-alvo e oferecer o que ele está procurando no momento mais propício para a compra.
Isto posto, leia o tópico a seguir para saber mais sobre estratégias de marketing de conteúdo.
Agora que você tem mais informações sobre a importância desse tipo de estratégia para o seu negócio, saiba como aplicá-la.
Nos tópicos a seguir apresentamos um passo a passo detalhado.
Toda estratégia deve vir acompanhada de um objetivo bem delineado. É ele que vai guiar as ações da sua equipe, do início ao fim do funil de vendas.
Seus objetivos devem estar diretamente relacionados às necessidades e à realidade da empresa.
Alguns exemplos são:
Para garantir que esses objetivos sejam atingidos, conte com os indicadores de desempenho, métricas fundamentais para avaliar o impacto da estratégia de inbound marketing.
Devido à nova realidade do mercado, os profissionais de marketing digital utilizam um novo conceito para identificar seus possíveis clientes.
A persona é o perfil fictício do cliente ideal da empresa. Enquanto o conceito de público-alvo engloba informações mais concretas, como idade e localização, a persona também aborda aspectos como hobbies e sonhos.
Para definir sua persona, faça pesquisas com seus clientes e preste atenção a comportamentos padronizados entre eles.
Um estudo detalhado de personas permite que sua empresa empregue ações mais direcionadas, e por isso, com maior chance de conversões.
O direcionamento de campanhas de Twitter Ads, por exemplo, tem muito a se beneficiar com esse conceito.
O funil de vendas é composto pelas etapas que todo cliente passa em um processo de compra.
Produzir conteúdos voltados para cada etapa auxilia grandemente no aumento das conversões.
O topo do funil corresponde à etapa em que a pessoa está entrando em contato com a marca pela primeira vez.
Nessa hora, é adequado investir em conteúdos que apresentem a empresa e instruam a respeito de algum assunto interessante.
No meio do funil, o visitante já está considerando a compra, pois percebeu que a empresa tem meios de suprir uma necessidade dele.
Mantenha a produção de conteúdo para garantir que ele siga no funil.
O fundo do funil deve ser abastecido com depoimentos de clientes e outros conteúdos que consolidem a credibilidade da empresa.
No pós-venda, por fim, trabalhe para reter o cliente com conteúdos personalizados como newsletters e ofertas segmentadas.
A internet possui uma vasta gama de canais e plataformas de comunicação. A empresa que sabe escolher seus canais tem grande vantagem sobre a concorrência.
O foco é ir até onde sua persona está, visto que de nada adianta investir na maioria das redes sociais populares se o seu público não chega até você.
Os blogs localizados no seu site oficial são uma boa opção, pois passam credibilidade e permitem que seu público consuma um conteúdo personalizado.
Uma vez que é aplicado, o marketing de conteúdo precisa ser continuamente revisado e aprimorado.
Reter clientes envolve agilidade e conhecimento profundo sobre os perfis de quem visita seu site, blog ou rede social.
Procure capacitar sua equipe para analisar indicadores de desempenho e garantir que as decisões sejam tomadas na hora certa.
Portanto, é preciso também estar ciente dos métodos de otimização para mecanismos de busca, que determinam a relevância das suas páginas em sites como Google e Yahoo!. Em suma, mantenha-se atento e atualizado.